Festa do Frango - Portal da Prefeitura de Pereiras

Ir para o conteúdo
GOVERNO > Cultura, Esporte e Turismo
LOCAL
CENTRO MUNICIPAL DE EVENTOS GERALDO TOMAZELA


REFERÊNCIA
PUBLICAÇÃO
EDITAL
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município de Pereiras em parceria com a empresa vencedora do Pregão Presencial para a execução da 24ª Festa do Frango e Peão de Boiadeiro de Pereiras, tornam público a abertura das inscrições para a Escolha da Rainha e Princesas do Evento.

As inscrições serão recebidas, no período de 07 a 11 de maio, à Rua Pedro Correia Silveira Leite, ao lado do antigo Bar do Ricardo, escritório de vendas da 24ª Festa do Frango e Peão de Boiadeiro de Pereiras.
04/05/2018
Edital de Deferimento das candidatas que concorrerão ao título de Rainha e Princesas da Festa do Frango/2018
15/05/2018


Festa do Frango é patrimônio cultural imaterial do município de Pereiras

Aliar a produção econômica à produção cultural foi o ponto alvo da “Maior Pequena Cidade do Mundo” – há 163 quilômetros da capital paulista, Pereiras é considerada potente pólo produtor e industrial no ramo do frango de corte.

O frango de corte nasce no município a partir da idealização dos cidadãos Geraldo Tomazela, comercializando pintinhos e ração e, de Zizo Chipoletti, proprietário de um abatedouro artesanal. No ano de 1981, o abatedouro é vendido ao Sr. Geraldo Tomazela. Com seu idealismo, Geraldo Tomazela fundou no município o primeiro abatedouro de aves, denominado Frigorífico Toscana, que empregava além de seus familiares, alguns poucos amigos.

A base econômica familiar começou a se expandir, fazendo com que a aptidão pelo zelo com as aves ultrapassasse os limites do município. A pequena empresa foi então assumida pela família Pavan o que, em poucos anos, transformou o município no terceiro maior produtor de aves de corte do estado de São Paulo. A projeção positiva do mercado foi o aporte para a implantação do Abatedouro de Aves Ideal, um modelo de empresa e indústria que gera emprego e renda a população local e regional.


Com uma produção de mais de cinco milhões de aves abatidas mensalmente e um mercado comprador além das fronteiras limítrofes do país, surge à necessidade da junção e da união de fatores que pudessem valorizar cada vez mais a marca do município como potencial econômico do setor avícola. Surge a partir daí a iniciativa das autoridades municipais de selar o círculo/tríade agricultura, avicultura e produção industrial com a cultura local.

Nasce então a Festa do Frango, a partir da iniciativa e filosofia de amantes que estavam engendrados com a cultura avícola, isso no ano de 1991. A primeira festa foi pensada, planejada e calculada para que toda a base cultural remetesse ao que o município produzia e muito bem, ou seja, o frango de corte – que saía dos abatedouros pereirenses para abastecer a cozinha de milhões de habitantes ao redor do mundo.

E assim continuou nos anos seguintes, com exposição de aves típicas da região, animais que representavam a linhagem pecuária e a produção agrícola que motivava a agropecuária local. A festa detinha ainda, como base alimentar, apenas o consumo de pratos oriundos de frango – o que permitia ao turista saborear comidas típicas apenas com o produto de maior valor agregado do município.

Mas a dimensão cultural foi além e, como atrativo aos participantes e turistas que se deslocavam de grandes centros para viver a Festa do Frango no município, alguns shows começaram a ser contratados para agregar valor ao evento – o que proporcionou a notoriedade nacional da festa realizada na cidade. Isso aconteceu por vários anos e nomes como Roupa-Nova, Zé Ramalho, Cristian e Ralf, Xitãozinho e Xororó, Tradição, Jeito Moleque, Milionário e José Rico, Cláudia Leite, Israel Novaes, Humberto e Ronaldo subiram ao palco da tradicional Festa do Frango para cantar e encantar o povo pereirense.

Por conseguinte, esse idealismo todo fez brotar a festa do peão de boiadeiro, foi quando a festa passou então a ser nominada como “Festa do Frango e Peão de Boiadeiro de Pereiras”, uma trajetória avícola, agropecuária, econômica e cultural que garante ao município de Pereiras a unicidade da marca, do selo e da tradição festiva e cultural como um patrimônio imaterial do município detentor.




Criação e Desenvolvimento | JC Tecnologia
CopyRight © 2015-2018 | Todos os direitos reservados
PREFEITURA MUNICIPAL DE PEREIRAS
Rua Dr. Luiz Vergueiro, 151 - Centro, Pereiras - SP, Brasil
(14) 3888.8100
Responsável Editorial do Site
Maria Angelina Bueno Pereira Leite
MTB: 41.763/SP
Voltar para o conteúdo