30-05-2017 - Dia do Desafio - Portal da Prefeitura de Pereiras

Pereiras enfrenta São Martinho, cidade do Rio Grande do Sul, no Dia do Desafio
Publicado em 30 de maio de 2017
Várias ações estão sendo agendadas para esta quarta-feira, 31/05, quando o mundo todo se mobiliza pelo Dia do Desafio.

Com o lema "você se mexe e o mundo mexe junto", a ideia é que possamos reunir o máximo de pessoas de nossa cidade para não só concorrer com São Martinho, mas também para que possamos entender um pouquinho da cultura e da tradição da cidade concorrente.

A história traz que o Dia do Desafio nasceu no rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, foi quando o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava a colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pode ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na cidade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. Em 2017 o evento completa 23 anos no Brasil, o que tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva e, o interesse pelo conhecimento sobre a cidade concorrente, seja em dados culturais, em tradição, em economia e até na política.

Para esta quarta-feira, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo planeja várias ações com vistas a concorrer com São Martinho. Fica aqui o convite para que todos possamos participar desde dia que é registrado mundialmente como o "Dia do Desafio".

Agenda:

1) De zero hora até 1 hora da madrugada - jogo de vôlei feminino no Ginásio de Esportes;

2) 7h15 - atividade física com as crianças da Escola Rozendo;

3) 12h20 - atividade física com as crianças da Escola Egildo (6º ano D);

4) 13h10 - atividade física com as crianças da Escola Egildo (7º ano C);

5) 14 hs - atividade física com as crianças da Escola Egildo (8º ano B);

6) 15h10 - atividade física com as crianças da Escola Egildo (8º ano C);

7) Atividades esportivas durante toda a manhã, das 8h30 às 13h45, no Ginásio de Esportes;

8) Atividades esportivas durante o período noturno, das 19 às 23 horas, no Ginásio de Esportes;

9) Ginástica funcional com o grupo da 3ª Idade, às 8h30;

10) Futebol de campo às 16 horas;

11) Passeio Ciclístico às 18 horas;

12) Caminhada com a população e alunos da Escola Egildo, às 19 horas;

13) Palestra contra drogas e tabagismo, na Escola Egildo, no período da tarde, das 13 às 17 horas;

14) Palestra contra drogas e tabagismo, na Escola Egildo, no período da noite, das 19h30 às 21h45;

15) Ginástica funcional nos três períodos pela Academia de Lucas Silvério;

16) Atividades com as crianças das creches e Escolas de Educação Infantil;

17) Atividades setorizadas em algumas empresas de nossa cidade;

18) Atividades setorizadas em alguns departamentos públicos da Prefeitura Municipal.

Para a realização de tão importante ação contaremos com a colaboração de professores, diretores, monitores, terapeuta do NASF, do funcionário da Prefeitura Beto e outros voluntários, das quais, desde já agradecemos!